GrPesq POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DOCÊNCIA

Coordenação: Profa. Rosanne Evangelista Dias

O Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Docência se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) da UERJ integrando a linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Temos focalizado como temática central a política de currículo para a docência e com a docência pensando as pesquisas em diálogo com a formação e o trabalho docente dos professores da Educação Básica Pública.

Desde o início do GrPesq na UERJ desenvolvemos os seguintes projetos de pesquisa: 1) Discursos da Avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho docente no Espaço Ibero-americano; 2) Discursos nas Políticas Curriculares para a Formação de Professores no Espaço Ibero-americano e, atualmente; 3) Demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a Iberoamérica, todos financiados por agências de fomento. O Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Docência conta com auxílios e bolsas de diversas fontes: a) Bolsa Jovem Cientista Nosso Estado (FAPERJ); Procientista/UERJ; Auxílio Pesquisa: CNPq, FAPERJ e CAPES, além de bolsas para auxílio discente: pós-graduação e iniciação científica.

As pesquisas vêm sendo orientadas por abordagens discursivas sobre as políticas de currículo, dialogando com a produção de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e Stephen Ball, com as abordagens das redes de políticas, ciclo de políticas e da atuação, em uma perspectiva pós-estrutural.

Muitas temáticas têm estado presentes nos trabalhos de IC, mestrado e doutorado que vêm sendo orientadas no Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Docência, dentre as quais: o curso de Pedagogia, políticas étnico-raciais, os currículos da Educação Infantil, avaliação docente por desempenho, Política Nacional de Alfabetização, Letramentos, EJA, Responsabilização docente, Performatividade, BNCC, ProBNCC, Reforço escolar na Rede Municipal, Tecnologias da Comunicação e Informação, Todos pela Educação (TPE), entre outros.

Trabalho com diferentes textos políticos entre os quais, textos normativos, de entidades que atuam na produção de políticas para a docência como, por exemplo, TPE, de organismos internacionais regionais (OEI, OREALC UNESCO), buscando conhecimento e interlocução com as pesquisas dos países dessas regiões. Buscamos organizar um banco de documentos para organizar o acervo encontrado especialmente dos países que estão sendo investigados, como Chile, Colômbia e México.

Nosso Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Docência conta com a participação de doutores, mestres, egressos do ProPEd/EDU e do PPGE/UFRJ com uma presença expressiva de professores e professoras da escola básica pública da rede federal, estadual, na docência e gestão em diferentes âmbitos, assim como professores de instituições de ensino superior, como IFAM e UEA. Estabelecemos parcerias com UFPel, UFBA, UERN e realizamos coorientações formais com a UFAM, Universidade do Porto e UENF. Os orientandos são, portanto, na sua maioria, professores que atuam em instituições públicas, especialmente nas escolas básicas.